O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu nesta quarta-feira (9) à sobretaxação a produtos brasileiros anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em publicação nas redes sociais, declarou que o Brasil vai usar a Lei da Reciprocidade, recém-aprovada pelo Congresso Nacional. A legislação permite ao governo adotar medidas em resposta a países que impõem barreiras comerciais ao Brasil.
"Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica. A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”, escreveu Lula.
Na resposta, Lula rebateu os argumentos de Trump. “O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém. O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de Estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais”, respondeu, sem citar Bolsonaro.
Após a carta de Trump, Lula convocou ministros às pressas ao Palácio do Planalto para discutir a reação brasileira às medidas do republicano. O encontro antecedeu o texto de Lula.

Postar um comentário