Transparência em ação: Paraíba regulamenta uso de câmeras corporais

 


Transparência em ação: Paraíba regulamenta uso de câmeras corporais


Jean Nunes, o secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds), anunciou nesta segunda-feira (28), que o uso de câmeras corporais pelos agentes de segurança do estado já está regulamentado, seguindo as diretrizes da portaria do Ministério da Justiça. Ele ainda afirmou que as tropas da Paraíba “receberam bem” a inovação.

“No primeiro momento a gente sente uma boa aceitação da nossa tropa com relação aos equipamentos, porque o objetivo principal, e a gente diz isso com muita tranquilidade, é a proteção do policial. É demonstrar lisura a ação do policial, que muitas vezes é contestada na audiência, contestada publicamente em alguns momentos, e a gente tendo aquela segurança que já precisamos fazer uso dela, por exemplo a operação Lei Seca, a gente sabe que dá muito mais fidedignidade à aquela ação”, explicou.

Ele destacou ainda que, conforme as operações avançam, o sistema permitirá identificar e coibir eventuais tentativas de burlar ou dificultar o uso das câmeras, com procedimentos instaurados para garantir respostas eficazes.

De acordo com Jean Nunes, já foram adquiridas 500 câmeras corporais que serão distribuídas entre as forças de segurança da Paraíba: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran. Além disso, a Paraíba foi contemplada em um edital do Ministério da Justiça para aquisição de mais 450 equipamentos exclusivamente para a Polícia Militar.

Jean Nunes informou ainda que as câmeras corporais foram utilizadas durante as festas de São João nas cidades de João Pessoa e Campina Grande, com resultados positivos


Fonte: MaisPB

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
GIF animado